COMUNIDADE

Fotografia de Rui Morais e Castro


O projeto CORPOEMCADEIA prevê um intercâmbio de horas de formação entre a Companhia Olga Roriz [COR] e os parceiros (DGRSP, APG; ESD e TEC). Procura-se atuar ao nível da capacitação de entidades que trabalham junto de comunidades fragilizadas, através da partilha de instrumentos e metodologias das práticas de intervenção artística e social.
O cruzamento entre os processos criativos da COR, a sua linguagem transversal, focada na experiência individual e grupal, e as suas fórmulas de improvisação, aliadas ao modelo da Terapia Gestalt, permitem criar uma conjunto de ferramentas particulares, que podem ser apropriadas e utilizadas por diferentes agentes da área artística e social, junto do trabalho com a comunidade.
Considera-se valiosa a aproximação e troca de saberes e experiências entre profissionais das artes performativas e profissionais da área social, colmatando-se assim lacunas evidentes numa prática que se quer, simultaneamente, integrativa e articulada ao nível das valências criativas e psicoeducacionais.
Realizaram-se, e estão previstas ao longo do restante projeto, sessões formativas e workshops, de forma a sensibilizar a sociedade em geral e os parceiros, em particular, para a realidade das comunidades em risco de exclusão social.