EP do LINHÓ

Fotografia de Arlindo Pinto


Grupo de Reclusos do EP do Linhó

A formação decorre entre Abril de 2019 e Dezembro de 2021 e está organizada em torno de 4 ciclos – “ocupar o corpo”, “corpo dramático”, “corpo criativo” e “corpo reflexo”. As atividades consistem em aulas de dança e expressão artística, sessões psicoeducacionais, mostras informais, processo de criação coreográfica e diversas apresentações públicas de um espetáculo com a assinatura da coreógrafa Olga Roriz.

As aulas de dança ministradas pela equipa artística da COR, desenvolvem-se a partir de exercícios  de técnica de dança contemporânea e  dinâmicas de improvisação e composição inspiradas no cruzamento de diferentes linguagens artísticas, bem como na partilha e discussão teórico-prática de conteúdos artísticos.

Privilegia-se o modelo da relação intérprete-criador baseado na partilha dos processos criativos, a exploração de uma fisicalidade singular e intransmissível e a vivência coreográfica do pulsar coletivo. Promove-se uma poética que se move entre biografia e ficção e que radica na experiência estética de cada intérprete sobre os  seus sonhos, memórias e afectos.

 As sessões psicoeducacionais desenvolvem-se através de dinâmicas criativas de corpo, articuladas com técnicas do psicodrama e  terapia Gestalt. Assim se abre espaço para uma reflexão e elaboração  conjunta mais aprofundada do impacto das vivências do projeto na vida dos participantes e  formadores. Promove-se uma compreensão mais integrada dos processos de mudança individuais e grupais, facilitando-se  a criação de um corpo privado/público mais consciente, responsável e audaz, capaz de se reescrever criativamente na relação com o outro e com o mundo.

Aulas grupo EP
Sessões semanais às 2ª feiras

Manhã: 9.30h às 11.30h | Sessões psicoeducacionais
Tarde: 14.30h às 16.30h | Sessões de movimento

Ao longo do projeto teremos aulas  e mostras informais  dentro do EP do Linhó, abertas à comunidade prisional e familiares dos participantes, bem como a apresentação pública de um espetáculo da Coreógrafa Olga Roriz.

Ciclos de formação

1ª Fase | OCUPAR O CORPO

Abril a Dezembro de 2019

Formadora artística: Catarina Câmara
Terapeutas: Catarina Câmara, Andreia Tavares e Alexandra Roque

Atividades: Exercícios de disponibilização, perceção e consciência corporal, pesquisa dirigida de temas de movimento, improvisação a partir de repertório oferecido/próprio, dinâmicas relacionais da dança com e sem contacto.

2ª Fase | CORPO DRAMÁTICO

Janeiro, Fevereiro e Março de 2020

Previsão de recomeço- Setembro de 2020 a janeiro de 2021

Atividades: Exploração e aprofundamento da linguagem da dança e das artes performativas em geral, com diferentes formadores. 

Formadores artísticos
André de Campos
Sara Carinhas
Bruno Alves
Yonel Serrano
Félix Lozano
Magali Lanriot
Rafael Alvarez

De Abril a Julho de 2020, na impossibilidade de se realizarem sessões presenciais devido à situação de pandemia COVID-19, implementaram-se as seguintes estratégias:

Envio semanal de email e correspondência postal entre a equipa CORPOEMCADEIA e grupo de reclusos;

Sessões semanais online psico-educacionais / dinâmicas criativas.

3ª Fase | CORPO CRIATIVO

Fevereiro a Junho de 2021 – Previsão de começo

Estreia EP Linhó: Julho
Estreia Festival de Teatro de Almada (Fundação Calouste Gulbenkian): Julho

Apresentação no Teatro Experimental de Cascais: 6 e 7 de Agosto de 2021
Criação Coreográfica dirigido pela Coreógrafa Olga Roriz em co-criação com os participantes.

4ª Fase | CORPO REFLEXO

Setembro a Dezembro de 2021 – Previsão de começo

Práticas para a sustentabilidade

A partir dos conhecimentos e experiência adquirida, convidamos os participantes a criar e a facilitar sessões de dança/movimento junto da restante população prisional do EP Linhó.

Autoria e projeto de vida: perspetivas e recursos criativos na construção do projeto de vida.

Estreia do documentário que acompanha as diferentes fases do processo do projecto CORPOEMCADEIA, no âmbito do festival Temps d’Images, bem como a publicação do livro sobre a experiência do projeto e as suas metodologias.

Formadora artística : Catarina Câmara 
Terapeutas: Alexandra Roque e Catarina Câmara