OUTROS COLABORADORES

Vigora, desde Maio de 2020, a parceria Internacional entre o projecto CORPOEMCADEIA e o Instituto Gestalt de Florença (Istituto Gestalt de Firenze – IGF) com a supervisão/acompanhamento da equipa social às diferentes atividades do projeto por Paolo Quattrini (psicólogo/terapeuta Gestalt/ Presidente do IGF).

Paolo Quattrini formou-se em Psicologia em 1978. Atualmente dirige o “Instituto Gestalt – Firenze” e a “International School of Gestalt Training”.
É membro da “European Association of Psychotherapy” e da “International Federation of Gestalt Training Organization (F.O R.G.E.)”.
Tem formação em Psicoterapia Gestalt com Claudio Naranjo e E. & M. Polster e em Hipnose Ericksoniana na Milton Erickson Foundation Inc.Phoenix.
É autor de múltiplos artigos e dos seguintes livros: Manual de Psicoterapia para uso do Paciente, Fenomenologia da experiência e Psicoterapia fenomenológica.
É supervisor de formação didática em Gestalt/ Formador em Terapia Gestalt em Itália, Espanha, Portugal, Polónia, Brasil, México e Tailândia.
É ainda Psicoterapeuta de adultos e Psicoterapeuta de grupos.


O Istituto Gestalt Firenze (IGF), escola de formação em Psicoterapia, Counselling e Mediação com orientação fenomenológico-existencial, foi fundada, em 1988, por G. Paolo Quattrini e trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo, com a criação de linguagens comportamentais que satisfaçam a multiplicidade do mundo interno, a qualidade do relacionamento como única e real alternativa à sociedade de consumo.

O IGF promove igualmente atividades culturais e de treino em seminários, como atualização e apoio aos problemas relacionais e existenciais do indivíduo, dos grupos e da comunidade, em ligação com diferentes Institutos nomeadamente com a Escola de Arte e Gestalt  Azione Contamina Azione.


José Maria Carvalho, investigador pertencente ao Coletivo Pragmaticus. Com licenciatura e mestrado em Sociologia, certificados pela FCSH-UNL, trabalha atualmente, no âmbito da tese de doutoramento realizada na Universidade de Évora, em torno da experiência criativa artística em contextos institucionais e/ou terapêuticos.

O projeto CORPOEMCADEIA, neste sentido, configura uma oportunidade de acompanhar com proximidade as virtualidades da prática artística, em geral, e da dança, em particular, junto da sua população-alvo, sendo, por isso, um parceiro fundamental para o desenvolvimento da sua pesquisa.


Inês de Castro, mestre em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e licenciada em Filosofia por esta mesma instituição, ganhou o prémio 3% melhores estudantes da UC em 2014. Em 2019 concluiu a licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Diretora artística da E-Motion Dance School, desenvolve atualmente vários programas e ações de incentivo à cultura e às artes na região interior e ocupa cargos de dirigente associativa de associações e federações de base local, regional e nacional.
Colaboração com o CORPOEMCADEIA, de Maio a Outubro de 2019, como observadora externa no âmbito da unidade curricular “Dança em contexto” da licenciatura em Dança (EDS), ministrada pela Professora Doutora Maria José Fazenda.