OUTRAS COLABORAÇÕES

O Istituto Gestalt Firenze (IGF), escola de formação em Psicoterapia, Counselling e Mediação com orientação fenomenológico-existencial, foi fundada, em 1988, por G. Paolo Quattrini e trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo, com a criação de linguagens comportamentais que satisfaçam a multiplicidade do mundo interno, a qualidade do relacionamento como única e real alternativa à sociedade de consumo. O IGF promove igualmente atividades culturais e de treino em seminários, como atualização e apoio aos problemas relacionais e existenciais do indivíduo, dos grupos e da comunidade, em ligação com diferentes Institutos nomeadamente com a Escola de Arte e Gestalt  Azione Contamina Azione.


Sandra Gjorgieva is a filmmaker from North Macedonia. She  graduated with a degree in Film and TV Editing from FDU-Skopje. Her documentary short GREEN WALLS, BLACK FOOD was selected for the Sarajevo Film Festival Short Competition Programme, as well as a number of other festivals worldwide. The short musical BLACK AND WHITE, which Gjorgieva wrote, directed and edited, was awarded and shown at international festivals. She co-wrote and directed the short film A TON OF ICE CREAM, which is supported by the North Macedonia Film Agency, and also saw success at international festivals.  Being selected as a part of the documentary master program DocNomads, she is currently based in Budapest, as one of the three partner cities, among Lisbon and Brussels. In Lisbon she made a short documentary DANCING WITH CÀMARA about the  work of Catarina Càmara with the inmates of  Prison Linhò. Currently, she is in pre-production with her next short fiction film A CERTIFICATE OF LIFE, also supported by the National Film Agency of North Macedonia.


Isabel Maria neto de Almeida Duarte, licenciada em Formação Musical e Mestre e Doutorada em Ciências da Educação pelo Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, tem dedicado a sua vida profissional ao ensino da música. Há mais de 20 anos que é professora na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, desenvolvendo aí a sua investigação, desempenhando diversas funções e lecionando em várias áreas. Nos últimos anos tem sido responsável pela unidade curricular de Intervenção Artístico-Comunitária, no Mestrado em Ensino de Dança, o que a tem levado a contactar com os mais diversos projetos de arte participativa e comunitária e com os seus atores no terreno. Desde 2023 que acompanha e apoia o projeto CORPOEMCADEIA


José Maria Carvalho, investigador pertencente ao Coletivo Pragmaticus. Com licenciatura e mestrado em Sociologia, certificados pela FCSH-UNL, trabalha atualmente, no âmbito da tese de doutoramento realizada na Universidade de Évora, em torno da experiência criativa artística em contextos institucionais e/ou terapêuticos. O projeto CORPOEMCADEIA, neste sentido, configura uma oportunidade de acompanhar com proximidade as virtualidades da prática artística, em geral, e da dança, em particular, junto da sua população-alvo, sendo, por isso, um parceiro fundamental para o desenvolvimento da sua pesquisa.


Inês de Castro, mestre em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e licenciada em Filosofia por esta mesma instituição, ganhou o prémio 3% melhores estudantes da UC em 2014. Em 2019 concluiu a licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Diretora artística da E-Motion Dance School, desenvolve atualmente vários programas e ações de incentivo à cultura e às artes na região interior e ocupa cargos de dirigente associativa de associações e federações de base local, regional e nacional.
Colaboração com o CORPOEMCADEIA, de Maio a Outubro de 2019, como observadora externa no âmbito da unidade curricular “Dança em contexto” da licenciatura em Dança (EDS), ministrada pela Professora Doutora Maria José Fazenda.