FORMAÇÃO

EP Linhó

As aulas de dança ministradas pela equipa artística da COR, desenvolvem-se a partir de exercícios  de técnica de dança contemporânea e  dinâmicas de improvisação e composição inspiradas no cruzamento de diferentes linguagens artísticas, bem como na partilha e discussão teórico-prática de conteúdos artísticos.
Privilegia-se o modelo da relação intérprete-criador baseado na partilha dos processos criativos, a exploração de uma fisicalidade singular e intransmissível e a vivência coreográfica do pulsar coletivo. Promove-se uma poética que se move entre biografia e ficção e que radica na experiência estética de cada intérprete sobre os  seus sonhos, memórias e afectos.
 As sessões psicoeducacionais desenvolvem-se através de dinâmicas criativas de corpo, articuladas com técnicas do psicodrama e  terapia Gestalt. Assim se abre espaço para uma reflexão e elaboração  conjunta mais aprofundada do impacto das vivências do projeto na vida dos participantes e  formadores. Promove-se uma compreensão mais integrada dos processos de mudança individuais e grupais, facilitando-se  a criação de um corpo privado/público mais consciente, responsável e audaz, capaz de se reescrever criativamente na relação com o outro e com o mundo.
Destinatários | Pessoas em situação de privação da liberdade a cumprir penas superiores a 3 anos 18 participantes (máx.)
Professores | Beatriz Dias, Catarina Câmara, Pedro Gil, Roge Costa, Yonel Serrano

Comunidade

Procura-se atuar ao nível da capacitação de pessoas e entidades que trabalham junto de comunidades fragilizadas, através da partilha de instrumentos/ metodologias das práticas de intervenção artística e social. O cruzamento das práticas artísticas em geral, designadamente os processos criativos da COR,  aliadas ao modelo da Terapia Gestalt, permitem criar um conjunto de ferramentas particulares, que podem ser apropriadas e utilizadas por diferentes agentes da área artística e social, junto do trabalho com a comunidade.
Considera-se valiosa a aproximação e troca de saberes e experiências entre profissionais das artes performativas e profissionais da área social, colmatando-se assim lacunas evidentes numa prática que se quer, simultaneamente, integrativa e articulada,  ao nível das valências criativas e psicoeducacionais.

Outras acções | Advocacy

Um dos principais eixos de atuação do CORPOEMCADEIA é a sensibilização da sociedade civil e capacitação de pessoas/entidades que atuam junto de comunidades em situação de exclusão social, para a problemática da privação da liberdade e debilidade do atual sistema jurídico-penal no que toca à prevenção do crime e reinserção das pessoas privadas da liberdade. Queremos apostar fortemente na advocacy do projeto, contribuindo para um debate crítico e plural, com vista à revisão das políticas de justiça e segurança pública, frequentemente desfasadas das efectivas necessidades dos ofensores/vítimas e da sociedade civil. Através de ações de formação, participação em fóruns, investigação e publicações, o CORPOEMCADEIA propõe o agenciamento entre a ARTE e a JUSTIÇA, perspetivado sobre um fundo dinâmico e relacional do qual se destacam a Dança, a Justiça Restaurativa, a Psicoterapia Gestalt.