Pelo Olhar da Fotografia [EIFE]

É com muita satisfação e especial orgulho que “levantamos o véu” do que tem sido a viagem fotográfica da EIF(E) – Escola Informal de Fotografia do [Espectáculo], pelo CORPOEMCADEIA. Cúmplices e parceiros desde 1 de Abril de 2019.

Este Slideshow, uma criação fotográfica de Arlindo Pinto, Fernando Alves, João Vasco, Paula Arinto, Rosa Reis, Rui Morais e Castro e Susana Paiva, foi apresentado no dia 18 de Dezembro de 2018 na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito dos encontros PARTIS (Práticas artísticas para a inclusão social).

A EIF[E] é um projeto formativo, iniciado em 2012, com produção executiva da plataforma The Portfolio Project e com direção artística da fotógrafa Susana Paiva.
Tendo por base o projeto piloto da Escola Informal de Fotografia de Espetáculo, desenvolvido entre Setembro 2012 e Julho 2013, em Coimbra, a EIF propõe anualmente um programa intensivo de formação, reflexão e criação na área da fotografia, conciliando sessões de trabalho em grupo com o acompanhamento tutorial, presencial e à distância, dos projetos desenvolvidos por cada um dos formandos, ao longo dos 10 meses de duração de cada edição do projeto. Gravitando em torno do modelo de criação da sua diretora artística, inevitavelmente contaminado pela sua experiência de mais de 25 anos como fotógrafa de espetáculo, a EIF constitui-se como um espaço de criação e liberdade onde o objetivo primeiro é auxiliar cada um dos seus participantes a desenvolver a sua linguagem artística enquanto autores na área da fotografia. Das suas atividades formativas constam um conjuntos de iniciativas – masterclasses, workshops, apresentações de projetos fotográficos, conversas com criadores e investigadores de diversas áreas artísticas e científicas – em torno dos eixos temáticos definidos anualmente.