INFORMAÇÃO | ICAC | Encontros BOWING e CORPOEMCADEIA

ICAC [ Iniciativas Conjuntas de Aprendizagem e Circulação ] | Projectos BOWING e CORPOEMCADEIA

A Fundação Calouste Gulbenkian, reconhecendo que as organizações têm necessidades próprias, através do programa PARTIS não pretende impor soluções únicas, mas antes possibilitar que os projetos apresentem propostas que respondam a objetivos comuns de aprendizagem, enriquecimento e consolidação da prática da Arte Participativa e Comunitária. Visando a partilha de conhecimentos e a potenciação das oportunidades disponíveis, as entidades promotoras no quadro da PARTIS são incentivadas a trabalharem juntas no sentido de apresentarem propostas conjuntas de aprendizagem.

Das estufas de cultura intensiva aos muros de uma prisão | Encontros entre projectos

21 e 22 de Novembro 2022: Visita BOWING ao Linhó (elementos da equipa: Madalena Vitorino, Matilde Real e Pedro Salvador).

Fotografia de Magda Bull

Trabalhamos a partir de afinidades e novidades: desenhar os pulmões e ganhar asas, mover glaciares, dançar as qualidades de um cabelo rebelde, organizar as peças de um mundo em ruínas e mover imagens-palavras.
Foi um encontro pulsante, criativo e amoroso que nos deixou saudades e também um horizonte de possibilidades ao nível da composição coreográfica para os projetos finais.
No final, um RAP do pulmão composto e cantado por todas as vozes:

Pulmão
Nem todos caminhamos para o mesmo lado
A liberdade é lançada como um dado
Produto do destino e do teu fado
Aquele contraste desejado
Em que a ordem é bagunça
escuridão é claridade
E o peso do tempo
Na leveza do vento
Esta flor ao relento
Com o nome da verdade
Nem todos caminhamos para o mesmo lado
A liberdade em equilíbrio
Na pequena ponta do perigo
Deste mundo que treme
Com a vontade na mão
Sinto dor a céu aberto
Por aquilo que está perto
No florir da solidão:
Esta seca verdejante
Da respiração, respiração

Fotografia de Magda Bull

9 e 10 de Dezembro 2022: Visita CORPOEMCADEIA a Odemira (elementos da equipa: Catarina Câmara).

Numa primeira sessão, com homens adultos, aventuramos-nos numa dança de fronteira, eufórica e imparável: a força e familiaridade de uma cultura de corpo em movimento (mãos subtis, o isolamento gracioso e provocador das parte do corpo, a simetria como fundo, o ritmo marcado) transformado e transbordado pelas premissas do contacto e improvisação. A escuta da pele e dos impulsos do outro: tocar, ser tocado, levar, deixar-me levar, perder-me no outro, encontrar-me diferente e o mesmo).

Com as crianças e adolescentes, de várias nacionalidades e culturas, as propostas de improvisação e convocação de imaginários próprios, trouxeram uma espessura de curiosidade e estranheza (habitar paisagens de fogo, ar, água e fogo; ser um roseira com pétalas delicadas e espinhos , criar movimento a partir de uma rede de palavras).
Como dizia uma das participantes: “não chegámos a nenhuma conclusão final mas talvez tenhamos chegado a muitas.”

Dia 28 de janeiro 2023 | das 14.30h às 16.30h: Isto é PARTIS & Art for Change,
Conversa com o público e entre projetos

Através da partilha de pensamentos, histórias e práticas destes projetos, encontramos pontos de convergência e contraste sobre o tema da solidão e isolamento e criamos aberturas para entrar na solidão do outro.
 

Mais informações sobre o PROJETO BOWING
 
BOWING é um projeto de arte participativa, que tem como linguagens principais a dança, a música, o vídeo e as artes plásticas. O objectivo é a inclusão social e cultural das populações estrangeiras no território do sudoeste alentejano, através de laboratórios artísticos regulares e um momento performativo integrador. Partindo da relação com adultos trabalhadores das estufas de agricultura e alunos do 4° ao 9°ano, pretende-se criar pontes de comunicação entre estas populações e a portuguesa. Procuramos a compreensão e conhecimento das várias culturas e o desenvolvimento da língua portuguesa com o objectivo de aproximação. O projeto irá proporcionar momentos de bem-estar, confiança, alegria, curiosidade de aprender e o auto-conhecimento através da prática artística. O BOWING pretende criar um sentimento de pertença e de relação com o território onde estão inseridos todos estes estrangeiros isolados, assim como a aceitação e a liberdade de expressão de cada pessoa individualmente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s