
Já se encontra disponível para aquisição online, no website da Fundação Calouste Gulbenkian, a publicação “corpoemcadeia – dança, prisão e gestalt. Práticas além do bem e do mal”, da autoria de Catarina Câmara e que conta com a colaboração fotográfica dos autores Arlindo Pinto, Fernando Alves, João Vasco, Paula Arinto, Rosa Reis, Rui Morais e Castro e Susana Paiva.
“Corpoemcadeia é um projeto artístico que combina a prática da dança com a psicoterapia Gestalt, desenvolvido em contexto prisional. Esta publicação acompanha o período de 2019 a 2022, que decorreu no Estabelecimento Prisional do Linhó com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
O projeto teve como objetivo a promoção do acesso à cultura e a facilitação de processos de reintegração psicossocial junto de pessoas em situação de privação de liberdade. A sua matriz assentou no agenciamento entre a dança – com destaque para metodologias de improvisação e criação da Companhia Olga Roriz – e a psicoterapia Gestalt, cuja vocação foca a existência humana como um processo criativo.”
O livro, publicado pela FCGulbenkian, será apresentado publicamente no próximo dia 6 de Outubro, entre as 16h30 e as 18h, no âmbito da Conferência “Práticas Artísticas em Contexto Prisional” que decorrerá no Auditório 3 da FCGulbenkian.
Ficha técnica
Idioma: Português
Editado: 2025
Dimensões: 240 x 160 x 20 mm
Páginas: 368 p.
ISBN: 978-989-955-68
PVP da Edição impressa: 15,00 €
