AULAS | “Wave Dance Lab” com Rafael Alvarez

Fotografia de Susana Paiva

CORPODRAMÁTICO é um ciclo de formação, iniciado em Janeiro de 2020, que, em virtude da pandemia, sofreu uma interrupção de 14 meses e retomou o seu curso em Junho de 2021. Este ciclo teve a participação de profissionais das artes performativas, onde cada artista foi convidado a desenvolver oficinas junto dos participantes, partilhando as suas técnica, metodologias e universo artístico.

Contámos com a entrega e participação dos professores  André de CamposSara CarinhasBruno Alves ,Yonel Serrano, Feliz Lozano e Peter Michael Dietz.

Rafael Alvarez foi o professor convidado para fechar o ciclo, sendo que, durante o mês de Dezembro de 2021, desenvolveu um projeto de criação artístico e coreográfico – Wave Dance Lab, com o grupo de participantes.

Rafael Alvarez [1976, Lisboa] Coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor. O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Nos últimos 23 anos tem desenvolvido uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção da sua linguagem coreográfica. Os seus espectáculos destacam-se pelo uso enigmático, simbólico, poético e minimalista do corpo, da dança e do espaço. Tem investido de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística de diálogo e intervenção com o mundo. Lecciona desde 1998, Dança Contemporânea – Improvisação/Composição e Dança Inclusiva, desenvolvendo projectos de formação e mediação artística da dança, envolvendo estudantes e profissionais de dança, pessoas com deficiência/diversidade funcional, seniores, pessoas com Parkinson e outras doenças neurodegenerativas e artistas em geral. Coordenador e professor no projecto DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos® que criou em 2001 e que celebra 20 anos de actividade regular em Lisboa, Porto e Paris – aulas semanais, laboratórios mensais de formação e criação, apresentação de projectos coreográficos e espectáculos. Coordenador artístico da Plural_Companhia de Dança e professor de dança inclusiva na Fundação LIGA (desde 1998). Integra desde 2015 a equipa de professores do Projecto Dançar com Pk – Aulas de Dança para Pessoas com Parkinson (membro do Dance for PD®/EUA). Docente no Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança/IPL (2021-22). Foi professor na FOR Dance Theatre / Companhia Olga Roriz (2017-21). Docente na Escola Superior de Educação de Leiria (2004-05). Dirige a plataforma TSUGI, um projecto satélite de criação coreográfica e dança na comunidade, de carácter participativo, intergeracional e inclusivo, promovido pela BODYBUILDERS em Portugal (Porto e Lisboa), França e Reino Unido (2020 – 2023) envolvendo em Portugal +100 participantes seniores. Doutor em Comunicação, Cultura e Arte – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UALG. Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa. Formado em Realização Plástica do Espectáculo e em Teatro e Educação – Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL. Investigador Integrado CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística (2018-22). Co-fundador da ANKA Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe. Co-fundador e director artístico da BODYBUILDERS, estrutura artística responsável pela produção e difusão do seu trabalho.

Mais informações sobre Rafael Alvarez aqui