EQUIPA

OLGA RORIZ

Direcção Artística da Companhia Olga Roriz
É doutorada honoris causa pela Universidade de Aveiro por distinção nas Artes (2017). É membro da Academia das Ciências e da Academia de Belas Artes de Lisboa. Teve como formação artística na área da Dança o curso da Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos com Ana Ivanova e o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Em 1976 integrou o elenco do Ballet Gulbenkian sob a direção de Jorge Salavisa, permanecendo até 1992 onde foi primeira bailarina e coreógrafa principal. Em 1992 assumiu a direção artística da Companhia de Dança de Lisboa. Em1995 fundou a Companhia Olga Roriz. O seu repertório na área da dança, teatro, ópera e vídeo é constituído por mais de 90 obras. Olga Roriz é distinguida com relevantes prémios nacionais e estrangeiros. Entre eles destacam-se o 1º Prémio do Concurso de Dança de Osaka-Japão (1988), Prémio da melhor coreografia da Revista Londrina Time-Out (1993), Prémio Almada (2004), condecoração com a insígnia da Ordem do Infante D. Henrique – Grande Oficial pelo Presidente da República (2004), Grande Prémio da SPA e Milleniumbcp (2008), Prémio da Latinidade (2012), distinção com o prémio Mulheres mais Influentes de Portugal, pela revista EXECUTIVA (2016), prémio SPA para melhor coreografia com a peça ‘Síndrome’ (2018), prémio SMA atribuído pela C.M. da Figueira da Foz (2019), a Medalha de honra SPA (2019) e Prémio Femina (2023).

www.olgaroriz.com

CATARINA CÂMARA

Coordenação Artística e Social
Licenciou-se em Direito (FDUL) e em Dança (ESD- IPL).
Fez formação em Terapia Gestalt pela Associação Portuguesa de Gestalt e Instituto Gestalt de Florença.
Bailarina, professora, coreógrafa e investigadora na área da Justiça, Arte e Psicoterapia Gestalt.
Como bailarina destaca o trabalho com a Companhia de Dança Olga Roriz, desde 2003.
Integrou diversos projetos de intervenção artística e comunitária e educação pela arte, a nível nacional e internacional. É coordenadora do projecto CORPOEMCADEIA implementado no âmbito da iniciativa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social) pela Fundação Calouste Gulbenkian desde 2019.

NELSON “HENDA” VIEIRA LOPES

Psicólogo clínico | Formador
É Negro, Africano, Pai, Psicólogo Clínico, Terapeuta Familiar Sistémico, Formador, Pesquisador, Ogan e Capoeirista. Ao longo de mais de 20 anos, tem desenvolvido o seu trabalho na área da Promoção de Competências em Jovens, Famílias, Profissionais e Comunidades, com especial interesse na integração da Africanidade e Negritude no trabalho que desenvolve na Diáspora, através de temas como a Multiculturalidade, Racismo, Masculinidade, Negritude e Espiritualidade.

PAOLO QUATTRINI

Supervisão
Formou-se em Psicologia em 1978. Atualmente dirige o “Instituto Gestalt – Firenze” e a “International School of Gestalt Training”. É membro da “European Association of Psychotherapy” e da “International Federation of Gestalt Training Organization (F.O R.G.E.)”. Tem formação em Psicoterapia Gestalt com Claudio Naranjo e E. & M. Polster e em Hipnose Ericksoniana na Milton Erickson Foundation Inc.Phoenix. É autor de múltiplos artigos e dos seguintes livros: Manual de Psicoterapia para uso do Paciente, Fenomenologia da experiência e Psicoterapia fenomenológica. É supervisor de formação didática em Gestalt/ Formador em Terapia Gestalt em Itália, Espanha, Portugal, Polónia, Brasil, México e Tailândia.
É ainda Psicoterapeuta de adultos e Psicoterapeuta de grupos.

www.igf-gestalt.it | www.azionicontaminazioni.it

VALENTINA F. BARLACCHI

Equipa Social
Psicoterapeuta, Gestalt, diretora pedagógica e supervisora do Instituto Gestalt de Florença (IGF) e da FISIG (Federazione Italiana Gestalt). Formadora em Psycosocial Support em projectos humanitários (Lampedusa, Líbano, Síria, Curdistão iraquiano, Palestina, Gaza, Jordânia, Brasil, Tailândia). Organiza conferências anuais de Arte e Gestalt e de Formação internacional em Gestalt, desde 2016. Formada em teatro e canto com varios artistas em Itália e no estrangeiro, dirige grupos de expressão artística e terapia com teatro, voz e Gestalt. Desde 2003, dirige grupos de teatro: Baraccaeburattini, Parenti Terribili, com os quais produz espectáculos.
Faz parte como voz do Projeto Nahawand – música e poesia tradicional árabe e do CD Thinking of others 2022, para el projecto Aleppo nel cuore, onde realiza missões de formação para operadores (Fondazione Ospedale Meyer, Fondazione Un cuore si scioglie). Coordenadora de La Gestalt In Voce e In-Canto, um projeto de formação promovido pela associação Azioni e Contaminazioni-Gestalt mediação artística, da qual é membro fundador.

www.igf-gestalt.it | www.azionicontaminazioni.it | www.gestaltvoce.it.

Professores
André de Campos, Catarina Câmara, Bruno Alves, Félix Lozano, Hélio Santos, Peter Michael Dietz, Rafael Alvarez, Sara Carinhas, Yonel Serrano

Psicólogas/Terapeutas Gestalt
Alexandra Roque, Andrea Tavares, Andreas Pipe, Artur Malícia, Catarina Câmara, Nelson “Henda” Vieira Lopes

Gestão e Produção | Magda Bull

Captação de video e edição | Matilde Real

Assistência de ensaios | Andreia Marinho

Equipa de fotografia | Susana Paiva (Coordenação artística) | Arlindo Pinto | Fernando Alves | João Vasco | Paula Arinto | Rosa Reis | Rui Morais e Castro